Pular para o conteúdo principal

O VALOR DA INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL


Definir o valor da indenização por dano moral talvez seja um dos pontos mais obscuros no direito civil brasileiro. O problema está, essencialmente, na falta de bons critérios na legislação que guiem o intérprete do direito, assim como na impossibilidade de medir aquilo que é, por natureza, imensurável. Neste cenário, os operadores do direito seguem trabalhando com critérios e conceitos insuficientes, incapazes de iluminar este ponto obscuro.

A situação é especialmente complicada quando o dano moral for subjetivo, isto é, quando ele envolve a percepção que o indivíduo lesionado tem de si, que se diferencia do dano moral objetivo, relativo à percepção que a comunidade tem do indivíduo.

A grande dificuldade no enfrentamento da existência do dano moral subjetivo é alcançar um sentimento que é essencialmente privado do ofendido. Dificuldade que se agrava quando esse sentimento imensurável é conjugado com a norma de que “a indenização mede-se pela extensão do seu dano”, conforme prevê o artigo 944, do Código Civil.

míngua de critérios no ordenamento jurídico pátrio, a doutrina e a jurisprudência procuram desenhar parâmetros para o arbitramento da indenização por danos morais. Na maior parte das situações, se baseiam em critérios iguais ou semelhantes ao previsto no artigo 53, da Lei de Imprensa, tais como a situação econômica do lesado, a intensidade do sofrimento, a gravidade, a natureza e a repercussão da ofensa, o grau de culpa e a situação econômica do ofensor. Contudo, é certo que estes critérios são empregados para valorar o dano moral decorrente do abalo à imagem, em razão de publicações pela imprensa, não alcançando com rigor devido o dano moral subjetivo. Basta observar que, isoladamente, a situação econômica do lesado não parece ser um bom critério para quantificação do dano moral subjetivo, pois pode levar à conclusão que pessoas economicamente menos favorecidas sofrem danos morais de menor monta do que pessoas ricas.

Critérios como “o caráter pedagógico da pena” ou “o grau de culpa do ofensor” não devem ser aplicados quando da valoração de danos morais subjetivos, tendo em vista que são critérios alheios à extensão do dano, que deve ser considerado o verdadeiro parâmetro de qualquer indenização. O mesmo ocorre quando se diz que a indenização por dano moral não pode gerar enriquecimento sem causa, nem a ruína do ofensor. Haverá enriquecimento sem causa sempre que a indenização extrapolar a extensão do dano, ou seja, ele é consequência de um erro do intérprete do direito na valoração do dano moral e não um critério de avaliação. Evitar a ruina do ofensor também não é critério justo. Ninguém reduziria o valor da indenização por dano material em razão da incapacidade financeira do ofensor, logo não haveria razão para reduzir o valor da indenização por dano moral por este motivo.

Aparentemente melhor critério seria o preceito da igualdade. Sempre tomando cuidado para não tarifar a indenização, o que significaria ignorar o referido artigo 944 do Código Civil e violar a Súmula 281 do Superior Tribunal de Justiça, a definição do valor atribuído à indenização deve ser pautada na ideia de que situações iguais merecem receber idêntico tratamento pelo Poder Judiciário. Assim, o melhor critério para avaliar a indenização por dano moral está na conjugação do preceito legal veiculado no artigo 944 do Código Civil às circunstâncias de cada caso concreto, tomando-se a jurisprudência como verdadeiro depositário de precedentes para guiar a atuação do intérprete do direito.

Esta forma de compreender a quantificação do dano moral constitui base para a decisão recente do Superior Tribunal de Justiça que, por sua importância, mereceu destaque nesta coluna. Em 26 de abril de 2011, foi julgado pela Terceira Turma do Tribunal, o Recurso Especial nº 959.780/ES, relatado pelo E. Ministro Paulo de Tarso Senseverino. No seu voto, o Ministro apresentou sua tese de doutorado, na qual estudou, caso a caso, mais de dez anos de decisões do Superior Tribunal de Justiça envolvendo indenizações por dano-morte. Assim, o Ministro conseguiu traçar um padrão de valor da indenização por dano moral causado por morte, trazendo luz a este interessante e necessário debate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DEMORA NA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR PÚBLICO ESTADUAL

É lugar comum afirmar que os professores merecem ser mais valorizados. No entanto isso não retira a veracidade da afirmação. O magistério é uma profissão especial pela sua relevância social e, por isso, os profissionais merecem não só bons salários, mas também privilégios por toda a carreira até a aposentadoria. Entretanto, até para obterem a merecida aposentaria, os professores são menosprezados pelo Poder Público. O professor que não exerceu o magistério por tempo suficiente para se aposentar pelo regime de previdência próprio dos servidores públicos, ele pode, ainda assim, aposentar-se pelo regime geral da previdência social, utilizando o período como servidor público na contagem do tempo. Para isso é necessário obter do Poder Público estadual a Certidão de Tempo de Contribuição. No Estado de São Paulo, o descaso do Poder Público ocorre exatamente quando o professor tenta obter essa certidão. É bastante comum escutar dos professores que o Poder Público estadual demora me

O registro de marcas

Podemos conceituar marca como: um sinal distintivo (toda expressão ou logotipo) que caracteriza um produto e/ou serviço. O registro de marca tem relevância para realizar a designação de tal produto, mercadorias ou serviços. Também é usado para verificar sua origem, garantindo assim, ao consumidor, a possibilidade de diferenciar a qualidade dos produtos. Os direitos sobre os signos distintivos são direitos de clientela em sua forma mais flagrante. O surgimento de uma marca da qual a forma, nome ou tipo sejam semelhantes com marca anterior da mesma categoria ou natureza, pode induzir o consumidor a erro, uma vez que o mesmo está acostumado com sua rotina e muitas vezes, não tem a devida cautela ao comprar certo produto. A existência de uma marca no Brasil está condicionada ao seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – e, para tal, é requisitado que seja possível a identificação do produto ou do serviço a que se destina, sem confundir o consu

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

À exemplo do artigo publicado em 16 de janeiro de 2013 ( aqui ), no qual falamos sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as chamadas OCIPs , neste artigo abordaremos outra modalidade de organização não governamental : as Organizações Sociais , conhecidas como OSs , prevista na Lei 9.637, de 15 de maio de 1998. Assim como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as Organizações Sociais não são um tipo específico de pessoa jurídica, são, na verdade, um enquadramento que se atribuí as pessoas jurídicas de direito privado que atendem determinados requisitos legais. Em melhores palavras, juridicamente são associações ou fundações que recebem esse título ou qualificação. [1] Assim, Organização Social é uma qualificação que o Poder Público outorga a uma associação ou fundação, sem fins lucrativos, de forma que ela receba benefícios, como dotações orçamentárias e isenções fiscais, para a realização de seus fins, que necessariamente se