Pular para o conteúdo principal

A DEMORA NA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR PÚBLICO ESTADUAL



É lugar comum afirmar que os professores merecem ser mais valorizados. No entanto isso não retira a veracidade da afirmação. O magistério é uma profissão especial pela sua relevância social e, por isso, os profissionais merecem não só bons salários, mas também privilégios por toda a carreira até a aposentadoria. Entretanto, até para obterem a merecida aposentaria, os professores são menosprezados pelo Poder Público.

O professor que não exerceu o magistério por tempo suficiente para se aposentar pelo regime de previdência próprio dos servidores públicos, ele pode, ainda assim, aposentar-se pelo regime geral da previdência social, utilizando o período como servidor público na contagem do tempo. Para isso é necessário obter do Poder Público estadual a Certidão de Tempo de Contribuição.

No Estado de São Paulo, o descaso do Poder Público ocorre exatamente quando o professor tenta obter essa certidão. É bastante comum escutar dos professores que o Poder Público estadual demora meses e até anos para expedir um simples documento, fazendo pouco caso dos professores e da garantia fundamental de obter certidões, constitucionalmente assegurado.
O artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, assegura que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade.

Essa regra está repetida no artigo 114, da Constituição do Estado de São Paulo, no qual também está previsto o prazo máximo de dez dias úteis, para que o documento seja fornecido.

A legislação federal, por sua vez, prevê, no artigo 1º, da Lei 9.051/95, que regulamentou os incisos XXXIII e XXXIV, do artigo 5º, da Constituição Federal, estipula que é de 15 dias, contados do registro do pedido, o prazo máximo e improrrogável para a expedição da certidão.

O descaso do Poder Público no Estado de São Paulo tem feito surgir inúmeros processos judiciais objetivando assegurar o direito de obter certidões. Para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a demora em fornecer a Certidão de Tempo de Contribuição, alegando trâmites burocráticos, equipara-se à negação desse direito, de forma que o Poder Público deve ser obrigado a expedir o documento no prazo máximo de 15 dias, impondo-se multa pelo descumprimento e até, em casos mais graves, a instauração de inquérito policial para apurar crime de desobediência e inquérito civil para apurar improbidade administrativa do Diretor Regional de Ensino.

Portanto, o professor (ou outros servidores públicos) que necessitem da Certidão de Tempo de Contribuição e que, em razão do descaso do Poder Público, não conseguem obtê-la pelos trâmites ordinários, podem postular em juízo a expedição do documento, no prazo de até 15 dias, com base na garantia constitucional de obter certidões, assegurada no artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal.


Para falar com o autor deste artigo, envie um e-mail para contato@lambiasiebraga.com, ou entre no site do seu escritório clicando aqui.

Comentários

  1. OI...faz sete meses que fiz o pedido da minha certidão, contudo por enquanto nada....estou angustiada, visto que já poderia estar aposentada e ainda aguardo um papel fornecido pelo INSS, o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  2. Sra., no seu caso recomendo propor uma ação judicial para assegurar o seu direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso é o mesmo, faz 1 ano que pedi e nada! Onde devo recorrer?

      Excluir
    2. Sandrinha, você deve procurar um advogado!

      Excluir
  3. Diante da demora para emissão da "famigerada" certidão pelo Estado, o INSS me orientou que posso contar tempo constante mediante apresentação apenas da CTS (Certidão do Tempo de Serviço) a qual não informa os valores das contribuições. Assim, serão considerados para este fim o salário mínimo; sendo possível revisão após o Estado emitir a certidão com os reais valores contribuídos. Ao comparecer na Divisão de Ensino para obter a CTS, me condicionaram sua entrega a uma declaração de próprio punho, abrindo mão do meu direito de obter a certidão dos valores de contribuição, sem o que a CTS não me seria entregue. Assim, para não me ver privada de me aposentar visto que já tenho tempo suficiente, aceitei a condicionante. Este procedimento que o Estado que me impôs é correto? O que posso fazer para obter a certidão de contribuições a fim de viabilizar futura revisão? Na expectativa de sua resposta agradeço. Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, o Poder Público não pode condicionar o exercício do seu direito de obter certidões. Ele pode exigir o pagamento de taxas ou negar prestar informações sigilosas, mas não pode condicionar o exercício desse direito a você abrir mão de outro. A propósito, o documento que você assinou não tem validade nenhuma, por se tratar de um direito irrenunciável (se trata de um direito fundamental estabelecido pela Constituição. Para obter a CTC você deve formular um requerimento na Diretoria de Ensino competente. Se eles recusarem ou demorarem mais do que o prazo legal, recomendo procurar um advogado para ajuizar uma processo.

      Excluir
    2. Se levar o advogado no dia agendado para solicitar a CTC não demoraria? se eu contratar um advogado isso ajudaria diminuir o tempo. O INSS anteciparia a certidão?
      Nadir/Campinas SP

      Excluir
    3. Nadir, o advogado não poderá fazer nada no dia agendado para solicitar a CTC. Na verdade, não entendo por que foi necessário agendar um dia se basta protocolizar um requerimento na secretaria da sua diretoria de ensino.

      Se houver a demora superior ao prazo legal, recomendo contratar um advogado para ajuizar a ação cabível. Se o advogado conseguir uma liminar, a CTC será emitida em um tempo menor.

      O INSS (autarquia federal) não tem nenhum poder sobre as escolas do Estado ou dos municípios.

      At.

      Excluir
  4. Dei entrada ao pedido de tempo de contribuição no estado quando trabalhei na Secretaria da Educação. NÃO ME DERAM NENHUM PROTOCOLO E ME DISSERAM QUE ESTARIA PRONTO COM 180 DIAS e que existe uma lei que garante esse período de expedição a Diretoria de Ensino. Alguém conhece essa lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa lei, seria interessante indicar o número para a gente analisar. Contudo, a princípio, imagino que essa lei seria inconstitucional, uma vez que o artigo 114 da Constituição do Estado de São Paulo assegura o prazo de 10 dias úteis.

      Excluir
  5. Boa noite. Protocolei pedido de CTC na Diretoria Regional de Santos, em março de 2017, há um ano e meio. Ligo sempre e só me dão informações desencontradas, isso quando atendem. Já tenho tempo e idade para aposentadoria mas não posso adquirir esse direito devido ao descaso da Diretoria de Ensino de Santos. Já reclamei na Ouvidoria mas nada foi resolvido, ao contrário, me deram uma previsão ainda maior para entrega do documento. Como posso fazer valer meus direitos?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Protocolei pedido de CTC na Diretoria Regional de Santos, em março de 2017, há um ano e meio. Ligo sempre e só me dão informações desencontradas, isso quando atendem. Já tenho tempo e idade para aposentadoria mas não posso adquirir esse direito devido ao descaso da Diretoria de Ensino de Santos. Já reclamei na Ouvidoria mas nada foi resolvido, ao contrário, me deram uma previsão ainda maior para entrega do documento. Tenho em maõs a Certidão de Tempo de Serviço, pois quando soube que a Delegacia de Ensino, onde eu era lotada iria ser extinta, fiz solicitação na Diretoria de Ensino de Santos e esse documento não demorou a ser expedido. Posso utilizar este documento a Certidão por Tempo de Serviço? O período da Certidão é de 1991 a abril de 1995, 04 anos. Sendo que na Prefeitura de Guarujá, abril de 1995 até os dias de hoje,23 anos e mai um tempo anterior a Delegacia de Ensino de 04 anos, perfazendo 31 anos contribuídos.

    ResponderExcluir
  7. Fiz meu pedido a mais de 2 anos e meio na diretoria de ensino de diadema e até agora nada, e um abuso total, preciso desta o aposentar, moro em outra estado e fica mais difícil ainda, o que posso fazer, é caro para entrar com advogado?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, meu nome é Ediane minha avó fez o pedido da CTC pelo INSS há 37 dias, porém até agora ainda esta com a situação em análise. Afinal em quanto tempo por lei o INSS tem obrigação de responder a análise da CTC? Neste caso também devemos entrar com uma ação judicial? Em média quanto custa esse serviço?

    ResponderExcluir
  9. Dei entrada no pedido da CTC em agosto de 2018 e até agora nada. Situação: em análise. Estou precisando muito . O que pode ser feito neste caso ?

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Francisca Vargas dei entrada na certidão por tempo de contribuição faz seis meses e ainda está em análise como proceder só falta esse documento para eu me aposentar estou com ódio desse setor as pessoas lá tratam a gente como cachorro é como se fôssemos nada e não temos direito nenhum só de esperar o tanto q eles quiserem

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, dei entrada na ctc em 9 de outubro de 2018 e a única informação que tenho é que está em análise. Acho um descanso e um desrespeito, afinal contribui por 30 anos e agora que preciso deste documento o INSS nos trata com esse descaso. O que devo fazer???

    ResponderExcluir
  12. Dei entrada no CTC em setembro de 2018 hoje e 6/4/19 e ainda não obtive nenhuma resposta o maeu tempo já deu e oreprec sair urgente me aposentar para cuidar dos meus dois irmãos deficientes e acamados e só estou na dependencia desta carta o CTC por favor me dêem uma resposta

    ResponderExcluir
  13. Trabalho com certidão de tempo de contribuição (CTC) e posso assegurar que a vida profissional de um professor é completamente diferente das outras categorias. Professores podem ser Professor I, II, III, Professor I - eventual, Professor I - Estagiário, PEB I, II, contratado, OFA, etc... então é dificil apurar o tempo trabalhado. Fora que nem sempre toda a documentação está em ordem. Então temos que fazer 2 via, regularização etc... não há número de servidores suficientes. Além do mais, além do levantamento da frequência, temos que cruzar com as contribuições disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda e isso nem sempre bate. Aí tem que haver solicitação de esclarecimentos etc... E, por último, a autarquia responsável pela homologação, ou seja, validação da certidão é a SPPREV para TODO O ESTADO DE SP. Então a demanda é imensa. Não é incomum professores ainda longe de se aposentarem requererem suas certidões. Então há vários pontos de gargalos. É por isso da demora.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa tarde ! Desde o ano passado eu dei entrada no inss pra pedir uma ctc que eu tenho de um curso do senaí e até agora nada,o que devo fazer

    ResponderExcluir
  15. Estou aguardando a Certidão fe Tempo de Contribuição há 6 meses.Dei entrada na agência do INSS de Angra dos Reis e até agora nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O registro de marcas

Podemos conceituar marca como: um sinal distintivo (toda expressão ou logotipo) que caracteriza um produto e/ou serviço. O registro de marca tem relevância para realizar a designação de tal produto, mercadorias ou serviços. Também é usado para verificar sua origem, garantindo assim, ao consumidor, a possibilidade de diferenciar a qualidade dos produtos. Os direitos sobre os signos distintivos são direitos de clientela em sua forma mais flagrante. O surgimento de uma marca da qual a forma, nome ou tipo sejam semelhantes com marca anterior da mesma categoria ou natureza, pode induzir o consumidor a erro, uma vez que o mesmo está acostumado com sua rotina e muitas vezes, não tem a devida cautela ao comprar certo produto. A existência de uma marca no Brasil está condicionada ao seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – e, para tal, é requisitado que seja possível a identificação do produto ou do serviço a que se destina, sem confundir o consu

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

À exemplo do artigo publicado em 16 de janeiro de 2013 ( aqui ), no qual falamos sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as chamadas OCIPs , neste artigo abordaremos outra modalidade de organização não governamental : as Organizações Sociais , conhecidas como OSs , prevista na Lei 9.637, de 15 de maio de 1998. Assim como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as Organizações Sociais não são um tipo específico de pessoa jurídica, são, na verdade, um enquadramento que se atribuí as pessoas jurídicas de direito privado que atendem determinados requisitos legais. Em melhores palavras, juridicamente são associações ou fundações que recebem esse título ou qualificação. [1] Assim, Organização Social é uma qualificação que o Poder Público outorga a uma associação ou fundação, sem fins lucrativos, de forma que ela receba benefícios, como dotações orçamentárias e isenções fiscais, para a realização de seus fins, que necessariamente se