Pular para o conteúdo principal

A MOROSIDADE NA ENTREGA DE DIPLOMAS DE CURSOS SUPERIORES

(Artigo muito interessante escrito pelo colaborador do Justiça Informa, Dr. Pedro Melo.)



Este texto é dirigido a todos os que estão prestes a concluir ou já concluiram seu curso de ensino superior para que entendam de forma simples e clara como se dá a diplomação dos seus cursos.

 A Constituição Federal em seu artigo 207 dá às universidades autonomia de administração e em consequência disso elas podem elaborar seus regulamentos internos, criar e encerrar cursos de graduação e pós-graduação.

 Contudo, posteriormente foi editada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) disciplinando a forma que dar-se-ia essa autonomia que não é plena, pois há o controle do Ministério da Educação e Cultura.

Primeiramente cabe aqui distinguir Universidades, Centros Universitários e Faculdades de acordo com o site do MEC    

Qual é a diferença entre faculdades, centros universitários e universidades?

·         De acordo com o Decreto 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como:

          I - faculdades;

         II - centros universitários; e

         III - universidades.

·         As instituições são credenciadas originalmente como faculdades. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as consequentes prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.

·         As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

          I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

         II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

        III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

·         § 1º A criação de universidades federais se dará por iniciativa do Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.

·         § 2º A criação de universidades privadas se dará por transformação de instituições de ensino superior já existentes e que atendam o disposto na legislação pertinente.

·         São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Os centros universitários credenciados têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

Palavras-chave: instituições de educação superior, faculdade, centro universitário, universidade, decreto 5.773/06

As Instituições de ensino têm o dever de conferir aos seus alunos concluíntes de cursos reconhecidos pelo MEC o seu diploma, desde que o aluno atenda a todos os requisitos para a colação de grau, como por exemplo, entrega de todos documentos necessários para o registro do diploma, a aprovação em todas as disciplinas de todas as etapas do curso e o cumprimento de todas as atividades exigidas peculiarmente por cada curso e instituição de ensino.

Preenchidos os requisitos o acadêmico concluinte tem o direito à colação de grau e o seu diploma, contudo, tudo ocorrendo regularmente não há um prazo estipulado em lei para a confecção e entrega do mesmo, mas há que se convir que deve ser feito em um prazo justo.

As Universidades, pela Lei de Diretrizes e Bases, têm o direito de validar o seu próprio diploma e isso normalmente ocorre em um prazo muito curto. Assim, as universidades entregam seus diplomas de forma rápida aos seus concluintes de cursos reconhecidos pelo MEC.

Já os Centros Universitários e as Faculdades, atentando para a diferenciação feita pelo MEC, devem ter seus diplomas validados por universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.

Assim dispõe o artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases:

Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.

§ 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
Não há um prazo legal para que a validação do diploma pela universidade indicada pelo Conselho Nacional de Educação ocorra. Entretanto deve ser um prazo razoável não superando o de um ano. Pois o prazo de um ano é mais que razoável para que seja feita a validação do diploma, ainda que seja levado em consideração que normalmente as universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação são públicas e enfrentam greves e o registro de todos os diplomas de faculdades e centros universitários, bem como os seus próprios, o prazo de um ano é razoável.

Destarte, quando não é dado um prazo para a entrega do diploma ou o formado já aguardou um tempo demasiadamente superior para a validação do mesmo ocorrem danos que podem levar ao desemprego ou desvalorização do profissional.

Para todos esses casos o judiciário tem sido a saída para conseguir o diploma. Os alunos que provam ter preenchido todos os requisitos para a conclusão do curso têm o seu pedido deferido e normalmente os juízes antecipam a decisão final para o momento da propositura da ação, o que juridicamente é chamado de tutela antecipada.

As instituições de ensino são intimadas para entregar o diploma em um prazo curto sob pena de multa diária pelo descumprimento. Sendo assim, são obrigadas coercitivamente a entregar o diploma ao formado.

Depois disso pode haver uma discussão sobre o dano material ocorrido que pode ser, por exemplo, uma diferença salarial entre o que o autor recebe e o que deveria receber desde a sua conclusão de curso. O dano moral deve ser provado e normalmente é fixado em um valor razoável para a reparação dos prejuízos causados.

A situação mais complexa é quando o curso não é reconhecido pelo MEC e os formados não têm de fato o direito ao diploma, mas os tribunais pátrios têm reconhecido o direito à indenização pelo dano moral e material sofridos pelo formado. Nada disso tira a revolta de ter estudado durante anos e não poder exercer a profissão.

Para outros esclarecimentos e auxílio na adoção de medidas judiciais para conseguir o diploma entrem em contato pelos e-mails: advocacia.pshm@hotmail.com e contato@lambiasiebraga.com, ou pelo nosso site, clicando aqui

Boa Sorte a todos.

Comentários

  1. A cobrança pela emissão do Diploma por faculdades particulares é lícita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo diploma propriamente dito não se pode cobrar... pode cobrar pelo certificado de conclusão e etc.

      Excluir
  2. Me formei em dezembro de 2010 e colei grau no mesmo período. Fiz o requerimento do meu diploma com todos os documentos necessários no dia 11/03/2011 (ainda possuo o protocolo desta data) porém três anos depois não me entregaram e apenas me dizem que está em processo de registro..esse prazo é legal? Pois perdi a participação em uma licitação por nao estar com o diploma em maos.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Quanto ao diploma de pós graduado, vale essas mesmas orientações?

    ResponderExcluir
  4. Me formei em dezembro de 2006 e colei grau no mesmo período. Fiz o requerimento do meu diploma com todos os documentos necessários no dia 105/02/2011 porém 2 anos depois não me entregaram e apenas me dizem que está em processo de registro..esse prazo é legal? já perdi concurso e processo seletivo pra contração temporária alem de que preciso do diploma conclusão pós Graduação

    ResponderExcluir
  5. Estou desde 17de dezembro quando foram somadas as notas esperando meu diploma, a Uninter diz que a minha colação de grau foi neste dia,fui de ativo para formado em 8 de janeiro de 2019 mas está parado denovo, agora tem que ir para
    Concluinte. Não sei o que faço estou no limite para assinar minha aposentadoria sem minha pois já tenho 30 anos de contribuição, preciso urgente de meu diploma até o final de Janeiro senão corro o risco de não ter a minha tão sonhada mudança de nível poder ganhar mais peço direto para a Uninter elas enrolam e nada,falam que eu tenho que provar que necessito de meu diploma, como assim se conclui tenho direito ao diploma, fiz de tudo fui no reclame aqui só falta ir pra justiça e provar que a Uninter está me prejudicando, diversas vezes antes de fazer a faculdade perguntei sobre prazo, e a secretaria me garantiu que era só mandar um email para a Uninter do Paraná que eles mandaram meu diploma. Peço que me ajude neste problema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A DEMORA NA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR PÚBLICO ESTADUAL

É lugar comum afirmar que os professores merecem ser mais valorizados. No entanto isso não retira a veracidade da afirmação. O magistério é uma profissão especial pela sua relevância social e, por isso, os profissionais merecem não só bons salários, mas também privilégios por toda a carreira até a aposentadoria. Entretanto, até para obterem a merecida aposentaria, os professores são menosprezados pelo Poder Público. O professor que não exerceu o magistério por tempo suficiente para se aposentar pelo regime de previdência próprio dos servidores públicos, ele pode, ainda assim, aposentar-se pelo regime geral da previdência social, utilizando o período como servidor público na contagem do tempo. Para isso é necessário obter do Poder Público estadual a Certidão de Tempo de Contribuição. No Estado de São Paulo, o descaso do Poder Público ocorre exatamente quando o professor tenta obter essa certidão. É bastante comum escutar dos professores que o Poder Público estadual demora me

O registro de marcas

Podemos conceituar marca como: um sinal distintivo (toda expressão ou logotipo) que caracteriza um produto e/ou serviço. O registro de marca tem relevância para realizar a designação de tal produto, mercadorias ou serviços. Também é usado para verificar sua origem, garantindo assim, ao consumidor, a possibilidade de diferenciar a qualidade dos produtos. Os direitos sobre os signos distintivos são direitos de clientela em sua forma mais flagrante. O surgimento de uma marca da qual a forma, nome ou tipo sejam semelhantes com marca anterior da mesma categoria ou natureza, pode induzir o consumidor a erro, uma vez que o mesmo está acostumado com sua rotina e muitas vezes, não tem a devida cautela ao comprar certo produto. A existência de uma marca no Brasil está condicionada ao seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – e, para tal, é requisitado que seja possível a identificação do produto ou do serviço a que se destina, sem confundir o consu

Impenhorabilidade do Bem de Família do Fiador em Locação Comercial

Em julgamento realizado em junho de 2018, o Supremo Tribunal Federal afastou a penhora da residência do fiador de locação comercial, em razão da proteção do bem de família. A decisão é muito importante porque pode indicar uma mudança na jurisprudência do Tribunal. O único imóvel residencial, em geral, é protegido pelo direito ao bem de família contra dívidas do proprietário. Em razão da proteção ao bem de família, o credor não pode exigir em juízo a alienação do único bem imóvel residencial do devedor. A proteção do bem de família, contudo, tem algumas exceções, situações em que essa proteção não pode ser alegada pelo devedor. A mais polêmica dessas exceções é a situação do fiador do contrato de locação. Por lei, o fiador não pode defender o seu único bem imóvel residencial de dívidas do contrato de locação. Ao contrário do inquilino inadimplente apenas o fiador não pode valer-se desse direito, assim o fiador fica em situação mais desvantajosa que o inquilino ensejando a polêmica