Pular para o conteúdo principal

AS CONSEQUÊNCIAS DO REGIME DE BENS NO DIVÓRCIO



Diante das inúmeras dúvidas de clientes, pretendemos esclarecer neste artigo, de forma resumida e didática, as consequências do regime de bens adotado no início do casamento no momento do divórcio. 

Como é de conhecimento notório, o casamento, apesar de todo o romantismo que envolve a questão, é considerado pela legislação como um contrato onde ambos os cônjuges estabelecem a comunhão de vida, impondo-lhes direitos e deveres recíprocos, afetando o ambiente social, pessoal e patrimonial do casal. 

Entre as cláusulas deste contrato, há a possibilidade de fixação, através de pacto antenupcial, do regime de bens que regerá o casamento, estipulando-se a quem competirá a administração dos bens durante o casamento, bem como a forma de divisão em eventual término do matrimônio (divórcio). 

Atualmente, a legislação brasileira permite os seguintes regimes de bens: 


COMUNHÃO PARCIAL DE BENS (regime padrão) 

A comunhão parcial de bens é o regime legal, ou seja, o regime padrão caso não haja nenhuma estipulação em contrário. 

Neste regime, os bens se dividem de acordo com a data de aquisição: 

Bens adquiridos antes do casamento: Não se comunicam, permanecendo na propriedade do cônjuge que os adquiriu, tanto durante como após eventual extinção do casamento. 

Bens adquiridos durante o casamento: Se comunicam, sendo a administração e propriedade comum a ambos os cônjuges. Esses bens deverão ser divididos em eventual divórcio. 

Importante ressaltar que somente os bens adquiridos onerosamente após o casamento serão partilhados entre os cônjuges, não se incluindo os bens adquiridos por doação e sucessão (herança). 


COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS 

Na comunhão universal de bens, tanto os bens adquiridos antes ou durante o casamento se comunicam. Assim, em caso de divórcio, os bens serão divididos entre ambos os cônjuges, com exceção dos recebidos por doação ou herança com cláusulas de incomunicabilidade. 


SEPARAÇÃO DE BENS (separação total) 

Na separação de bens, os regimes adquiridos individualmente por algum dos cônjuges, seja antes ou após o casamento, permanecerão sobre administração e propriedade exclusiva de quem os adquiriu, não sendo partilhados em caso de divórcio. 


PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS 

Neste regime de bens, os bens adquiridos individualmente, seja antes ou durante o casamento, enquanto durar a relação permanece sob a administração de quem os adquiriu, como ocorre na separação de bens. 

Porém, em caso de divórcio, os bens adquiridos durante o casamento deverão ser divididos entre os cônjuges. Ou seja, enquanto perdurar o casamento, cada um administra os bens como bem entender, mas, se houver o divórcio, os bens passam a ser comuns, devendo ser partilhados. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Conforme mencionado no início deste texto, o conteúdo descrito está resumido, objetivando o esclarecimento dos conceitos principais de cada regime de bens ao leitor desprovido de conhecimento jurídico. 

Assim, variações quanto aos efeitos dos regimes de bens no momento do divórcio poderão ocorrer de acordo com as situações de cada caso concreto. Por este motivo, é extremamente aconselhável a orientação de um advogado no momento da escolha do regime, bem como na extinção de um casamento. 



Este artigo foi escrito por um dos advogados do escritório Corinti, Quattrucci, Bernini e Duarte Advogados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A DEMORA NA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR PÚBLICO ESTADUAL

É lugar comum afirmar que os professores merecem ser mais valorizados. No entanto isso não retira a veracidade da afirmação. O magistério é uma profissão especial pela sua relevância social e, por isso, os profissionais merecem não só bons salários, mas também privilégios por toda a carreira até a aposentadoria. Entretanto, até para obterem a merecida aposentaria, os professores são menosprezados pelo Poder Público. O professor que não exerceu o magistério por tempo suficiente para se aposentar pelo regime de previdência próprio dos servidores públicos, ele pode, ainda assim, aposentar-se pelo regime geral da previdência social, utilizando o período como servidor público na contagem do tempo. Para isso é necessário obter do Poder Público estadual a Certidão de Tempo de Contribuição. No Estado de São Paulo, o descaso do Poder Público ocorre exatamente quando o professor tenta obter essa certidão. É bastante comum escutar dos professores que o Poder Público estadual demora me

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

À exemplo do artigo publicado em 16 de janeiro de 2013 ( aqui ), no qual falamos sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as chamadas OCIPs , neste artigo abordaremos outra modalidade de organização não governamental : as Organizações Sociais , conhecidas como OSs , prevista na Lei 9.637, de 15 de maio de 1998. Assim como as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público , as Organizações Sociais não são um tipo específico de pessoa jurídica, são, na verdade, um enquadramento que se atribuí as pessoas jurídicas de direito privado que atendem determinados requisitos legais. Em melhores palavras, juridicamente são associações ou fundações que recebem esse título ou qualificação. [1] Assim, Organização Social é uma qualificação que o Poder Público outorga a uma associação ou fundação, sem fins lucrativos, de forma que ela receba benefícios, como dotações orçamentárias e isenções fiscais, para a realização de seus fins, que necessariamente se

O registro de marcas

Podemos conceituar marca como: um sinal distintivo (toda expressão ou logotipo) que caracteriza um produto e/ou serviço. O registro de marca tem relevância para realizar a designação de tal produto, mercadorias ou serviços. Também é usado para verificar sua origem, garantindo assim, ao consumidor, a possibilidade de diferenciar a qualidade dos produtos. Os direitos sobre os signos distintivos são direitos de clientela em sua forma mais flagrante. O surgimento de uma marca da qual a forma, nome ou tipo sejam semelhantes com marca anterior da mesma categoria ou natureza, pode induzir o consumidor a erro, uma vez que o mesmo está acostumado com sua rotina e muitas vezes, não tem a devida cautela ao comprar certo produto. A existência de uma marca no Brasil está condicionada ao seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – e, para tal, é requisitado que seja possível a identificação do produto ou do serviço a que se destina, sem confundir o consu